Projetos

  • OFICINA SOCIAL

    O Projeto Oficina Social é desenvolvido pela Câmara Municipal de Cascais em parceria com 12 Instituições do concelho com Serviço de Apoio Domiciliário, 1 parceiro operacional que promove a integração de desempregados/as e um parceiro consultor.

    O principal objetivo do projeto é a realização de pequenas reparações/adaptações em habitações privadas de munícipes idosos e/ou em situação de dependência temporária ou permanente, para os quais a execução destas pequenas obras seja determinante para o seu bem-estar, para o processo de reabilitação e em última análise para a sua permanência no domicílio, com a maior qualidade de vida possível, retardando ou anulando o recurso à institucionalização.

    Os munícipes que se encontrem dentro dos critérios estabelecidos e não estejam em instituição poderão dirigir o pedido à Câmara através de formulário próprio disponível na Loja Cascais

    Os clientes das instituições parceiras dirigem o pedido diretamente ao técnico de referência da instituição que lhe presta apoio, através de formulário criado para o efeito.

    Publico-Alvo

    Munícipes com idade igual ou superior a 65 anos ou com dependência temporária ou permanente, com rendimento “per – capita” equiparado ao valor da pensão social. Após avaliação social poderá haver uma comparticipação financeira por parte dos/as beneficiários de acordo com a tabela aprovada. O apoio concedido a cada utente tem o valor máximo de 3.000€,incluindo IVA/ano.

  • FARMÁCIA SOCIAL

    Envolve em parceria a Câmara Municipal de Cascais, 30 farmácias do Concelho de Cascais e 26 organizações concelhias com  intervenção, visando garantir uma maior acessibilidade ao medicamento por parte de munícipes com menores recursos sociais e económicos, em contexto de doença crónica, súbita, endémica e relacionada com o processo de envelhecimento por associação ao aumento crescente da esperança média de vida.

    A Câmara Municipal de Cascais atribui um montante financeiro anual, que possibilita às organizações parceiras a sinalização de munícipes para cedência de medicamentos com comparticipações de 50 ou 100% após análise técnica.

    No apoio à obtenção de medicamentos, apenas poderão beneficiar os munícipes sinalizados que aufiram um Rendimento Per Capita (RPC) igual ou inferior a um valor pré-definido.

    Público-alvo: Munícipes com menores recursos sociais e económicos.

  • MELHOR SAÚDE NO CONCELHO

    Este protocolo, desenvolvido pela Câmara Municipal de Cascais em articulação com várias instituições parceiras do concelho, visa dar respostas ao munícipe em situação de dependência e com fracos recursos económicos, que padeçam de incontinência, através do acesso a fraldas, por forma a contribuir para uma melhor qualidade de vida.

    Para o munícipe beneficiar deste apoio deverá contactar a instituição parceira da sua zona de residência, a qual avalia a situção e dá o devido encaminhamento.

  • AJUDAS TÉCNICAS

    Cedência de ajudas técnicas (cadeira de rodas, andarilhos, bengalas, camas articuladas, colchões anti-escaras, etc.) no período que medeia a prescrição médica e a aquisição efetiva do equipamento pretendido que pode ser adquirido pelo próprio ou apoiado pela Segurança Social. Funciona como aluguer, com duração de um ano, em que o valor a pagar pelo munícipe variará consoante o escalão de rendimentos.

 

© 2018, Centro Comunitário de Tires. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por DA VINCI, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO