Centro de Dia

O Centro de Dia é uma resposta social, que contribui para a valorização pessoal, partilha de conhecimentos e experiências pessoais, proporcionando durante o dia a resolução de necessidades básicas pessoais, terapêuticas e sócio - culturais aos séniores, contribuindo para a manutenção da pessoa no seu meio familiar.

 

Objectivos:

Melhorar a qualidade de vida dos séniores e possibilitar a manutenção dos seus utentes, nos seus próprios domicílios;

Potencializar um conjunto de acções destinadas a promover a convivência, participação e integração dos indivíduos na vida social.

 

Principais Serviços Prestados:

Apoio social e burocrático, quando necessário;

Alimentação;

Higiene pessoal, de Segunda-Feira a Sexta-Feira;

Tratamento de roupas, de Segunda-Feira a Sexta-Feira;

Cuidados de saúde a nível de enfermagem;

Acompanhamento ao exterior / médico, mediante avaliação de necessidade;

Convívio, passeios e visitas guiadas.

 

Classes de Movimento:

Têm como objectivo manter ou melhorar as capacidades físicas e intelectuais dos idosos, prevenindo possíveis atrofias e lesões, como também reabilita alguma lesão já existente. Os praticantes devem sentir-se bem e ter uma sensação agradável no final da classe, de modo a trazer-lhes um bem-estar físico e mental. Destaca-se a musicoterapia, a terapia ocupacional, o yoga e a hidroginástica.

 

Actividades de Animação:

Criar um conjunto de actividades que vá de encontro às necessidades, interesses e capacidades do utente, proporcionando-lhes ocupação dos tempos livres de uma forma lúdica e dinâmica através de momentos de convívio/confraternização e alegria.

 

Ateliers intergeracionais:

Têm como finalidade promover o intercâmbio geracional e partilha de saberes com os mais novos que frequentam a Creche pertencente à Instituição.

 

Acções de sensibilização/ informação:

As acções de sensibilização/informação têm como principal objectivo proporcionar um envelhecimento saudável, como também uma fonte de informação para os utentes sobre as alterações que podem surgir com o envelhecimento, tanto a nível físico, psicológico, social e sobre o modo como devem enfrentá-las. Permite ainda que os idosos tenham momentos próprios onde as suas dúvidas em matéria de saúde sejam dissipadas.

 

Passeios/visitas:

Têm como finalidade proporcionar aos idosos momentos de convívio, distracção e lazer entre eles, como passear e visitar locais que muitas vezes desconhecem.

 

Horário de Funcionamento:

 

O Centro de Dia funciona de Segunda a Sexta-feira, das 08:00h às 18:00h.

 

Faça aqui o download do Regulamento.

 

Faça aqui o download da Ficha de Inscrição.

 

© 2018, Centro Comunitário de Tires. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por DA VINCI, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO